Biblioteca de Oliveira do Bairro apresentou programa de atividades para Abril.

2022-04-12 17:19

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro apresentou o seu programa de atividades para o mês de abril, que inclui uma exposição bibliográfica, oficinas de promoção do livro e da leitura, com atividades lúdicas e pedagógicas, e ainda um projeto destinado à ocupação dos tempos livros dos jovens durante a interrupção letiva da Páscoa.

Ao longo do mês a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai ter patente uma exposição bibliográfica que dará a conhecer aos seus leitores uma seleção livros e documentos históricos a propósito da celebração do Dia 25 de abril.

A oficina de leitura "Ler tem muita PINTA" está de regresso a este espaço, com duas sessões a realizarem-se nos próximos dias 20 e 30 de abril, às 10h30, para crianças com idades entre os 3 e os 5 anos.

O livro escolhido para a primeira edição deste mês, a realizar-se no Polo de Leitura de Oiã, será "A Loja das Palermices", de Jorge Letria. Já a sessão de 30 de abril, que vai decorrer Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, contará com a leitura e interpretação da história infantil "Bebé Bigodes", da autoria de Patacrúa.

O projeto "Ler tem muita PINTA", foi criado em 2018 pela Biblioteca Municipal, com o objetivo de fomentar o gosto pelo livro e pela leitura entre o público infantojuvenil, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores diversificados e promover o convívio entre os participantes.

Estas oficinas de leitura encontram-se divididas em dois momentos, estando o primeiro destinado à leitura e interpretação do livro selecionado para o efeito. De seguida, os participantes executam atividades de ilustração, expressão plástica, escrita criativa, entre outras, relacionadas com a obra que acabaram de ouvir.

Abril conta também com o ateliê "Sentidos na Leitura", que se vai realizar no dia 23, às 10h30, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro. Esta atividade, baseada no livro "O Coelhinho Branco", será dinamizada por Maria Helena Morais Réu.

As atividades "Ler tem muita PINTA" e "Sentidos na Leitura" encontram-se também abertas a grupos de crianças de escolas e instituições, carecendo de inscrição prévia até ao dia anterior da realização das sessões, através dos contactos bmolb@cm-olb.pt ou 234 732 117.

O programa da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro para este mês inclui ainda o projeto "Juntos de Férias", uma parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e o Plano Nacional de Leitura (PNL), que tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura dos jovens, entre os 10 e os 15 anos, durante o período de férias da Páscoa.

O "Juntos de Férias" desenvolve-se a partir da app "Desafios LER +", que disponibiliza jogos sobre um conjunto de livros recomendados pelo PNL 2027 para estes jovens. Esta aplicação é gratuita e pode ser descarregada através do site PlayStore.

De referir que os livros recomendados pelo PNL 2027 já se encontram disponíveis num expositor próprio da Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro iniciou a sua atividade em outubro de 2000, tendo vindo a desempenhar um papel na difusão da cultura no concelho.

Este equipamento cultural coloca ao dispor dos seus visitantes os serviços de empréstimo domiciliário, consulta local, serviço de informação à comunidade, reprografia, apoio e orientação bibliográfica e ainda o serviço de extensão cultural, entre muitos outros.

Em 2020, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro foi reconhecida com o selo Clean & Safe Património Cultural, do Turismo de Portugal, assumindo o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.