BE e PS querem acabar com agregação de freguesias.

2021-08-13 11:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bloco de Esquerda defende regresso das freguesias extintas e ao PS pede “rigor” no debate.

Depois da candidatura de Manuel Sousa ter declarado apoio aos pedidos das populações que pretendam reverter a agregação de freguesias, o candidato do BE à Câmara de Aveiro esclarece que há casos em que isso ainda não é possível.

A coligação PS/PAN retomou o tema referindo-se à União de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz e Eixo-Eirol (com áudio).

“Estamos empenhados em devolver às pessoas as suas freguesias, para garantir uma política de maior proximidade e uma resolução de necessidades mais ágil e efetiva”.

O BE defende o regresso das freguesias extintas e critica a coligação PSD/CDS que em 2013 aprovou a agregação.

“Durante o governo de austeridade, o PSD/CDS extinguiram serviços públicos nas zonas mais despovoadas do território e abandonaram as populações. A extinção de freguesia foi mais um passo nesse sentido, deixando as populações mais longe dos centros urbanos com acesso mais dificultado aos serviços públicos”.

Ao PS Nelson Peralta exige rigor atendendo aos critérios exigidos para a reversão.

“Ao contrário do que o candidato diz, a lei do governo impede liminarmente a criação da freguesia de Eirol e cria dificuldades à criação das freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. Essas condições foram aliás acordadas entre PS e PSD”.