Bandeiras Azul e Praia Acessível para Todos hasteadas na Barra e Costa Nova (Câmara de Ílhavo investiu 350 mil euros nas praias).

2021-06-22 16:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Barra e Costa Nova já viram hasteadas a Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível para Todos.

Ao segundo dia do Verão, os galardões de qualidade das praias do município já estão visíveis, num ano ainda marcado pela pandemia e com regras específicas a orientar a presença das populações nas praias.

A Câmara de Ílhavo e a Associação de Nadadores-Salvadores ResgatÍlhavo assinaram o acordo que assegura financiamento às ações de vigilância e segurança balnear durante o verão. (com áudio)

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, fala num investimento global/anual, da Autarquia, nas praias de Ílhavo, a rondar os 350 mil euros. (com áudio)

 

No que respeita ao Protocolo com a Associação de Nadadores-Salvadores, a formalização desta parceria com a ResgatÍlhavo representa um investimento de 41.859,00 euros e integra o processo, já assumido pela Câmara Municipal, da Descentralização de Competências entre a Administração Central para a gestão das praias, bem como concretiza o Plano Integrado de Salvamento (PIS) da Praia da Barra e o Plano Integrado de Assistência a Banhistas (PIAB) da Praia da Costa Nova.

Este investimento permite que seja alargada a segurança balnear a toda a zona de costa do Município - cerca de 7 quilómetros de areal - incluindo os intervalos entre zonas concessionadas, tentando, com isso, promover uma melhor e mais segura experiência balnear, neste verão, para quem visita as duas praias.

A Praia da Barra, à qual se junta a denominada “Meia Laranja” ou “Praia Velha”, é a praia com maior capacidade de lotação na Região Centro, no âmbito das condicionantes da pandemia, com cerca 14.100 lugares, e a Praia da Costa Nova (Costa Nova e Costa Nova Sul) comporta o total de 11.000 lugares, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, «as novas competências assumidas na gestão das praias, algumas transitam de anteriores responsabilidades da Capitania do Porto de Aveiro e da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, exigem à Câmara Municipal cuidados acrescidos com a limpeza do areal, a manutenção dos passadiços, a implementação, conservação e higienização de equipamentos, a segurança balnear, entre outros, que resultam num investimento anual na ordem dos 350 mil euros».

Complementando a abertura oficial da época balnear no Município, foi, hoje, lançado, um vídeo de promoção da segurança balnear, nomeadamente com os cuidados a ter com os denominados “agueiros”, produzido pela Associação de Surf de Aveiro e a Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio da Capitania do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores ResgatÍlhavo.

O vídeo está disponível no Canal Youtube do Município de Ílhavo.