Aveiro: "Vi disparates demais e cenas chocantes. Assim não se faz Aveiro" - Ribau Esteves sobre abate de árvores.

2019-07-06 09:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves confirma que entregou relatório fitossanitário sobre o estado do parque arbóreo ao presidente da mesa da assembleia municipal e que as decisões de abate de árvores são sustentadas em relatório técnico.

O autarca aproveitou defende que a segurança é critério decisivo na apreciação e lembrou que acaba de estabelecer acordo para a indemnização em 90 mil euros a um cidadão residente em Esmoriz que ficou com incapacidade de 60% ao ser atingido por uma árvore no parque enquanto aguardava por uma consulta.

Processo com 10 anos que termina, agora, com o acordo em tribunal.

O assunto esteve em debate com questões levantadas pelas diferentes bancadas.

Ribau Esteves lamentou que deputados eleitos pelo PS (Neto Brandão e Rocha Andrade), um dos quais, também membro da Assembleia Municipal, tivessem feito vídeos para o facebook a retratar o abate de árvores junto ao tribunal.

Num registo muito crítico, o autarca lamentou o que considera “cenas ridículas” (com áudio).

Os deputados pediram a divulgação de informação técnica e Pires da Rosa (PS) disse que se o relatório estava nas mãos do presidente da mesa deveia ter sido entregue aos deputados (com áudio)

O espaço junto ao tribunal foi a causa próxima deste debate numa intervenção que a autarquia deu como terminada esta semana com a colocação de novas espécies e o arranjo do espaço.

Rui Alvarenga (PAN) concorda com o argumento da segurança e aproveitou para levar o debate para outros campos. Conservação de estradas e uso de glifossato devem ser considerados dossiês importantesem nome da segurança (com áudio)