Aveiro: "Vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura" - Ribau Esteves.

2022-12-09 07:55

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves deixou agradecimento público a todos os envolvidos na candidatura a capital europeia da cultura.

O autarca de Aveiro reagiu à escolha de Évora com palavras de incentivo pelo trajeto que, segundo o autarca, vai continuar para cumprir o Plano Estratégico para a Cultura 2030.

“Quero agradecer aos Aveirenses, Agentes da Cultura, da Criatividade, da Educação, aos Funcionários Municipais, às Empresas e aos Indivíduos prestadores de serviços, entre outros, que durante os últimos sete anos se envolveram e trabalharam de forma extraordinária e incansável para que a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 tivesse elevada qualidade e a condição de ter sido uma das quatro finalistas de entre 12 candidaturas”.

Apesar de não ter sido escolhida, Aveiro será, a par de Braga e Ponta Delgada Capital Nacional da Cultura.

“Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando a sua Estratégia para a Cultura, definida no seu Plano Municipal, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral em curso no Município de Aveiro”.

Com fair play, o autarca saudou o triunfo de Évora e as cidades candidatas.

“Apresento uma palavra de apreço e um Abraço, a todas as 11 Cidades Portuguesas que com Aveiro se candidataram a este título, com um nota especial de Parabéns a Évora, na certeza que vai honrar a Cultura de Todas essas 12 Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa”.

A autarquia prepara-se agora para apresentar, no próximo dia 13 de dezembro, às 18h30, no Teatro Aveirense, a versão final da candidatura, um balanço do projeto “Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027”, assim como os passos que serão dados no futuro próximo, concretizando boa parte do que estava definido na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.