Aveiro vai receber novo operador para passeios na ria.

2015-02-19 11:13

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro deverá receber a curto prazo um novo operador para passeios turísticos na ria com atracação de embarcações no Canal das Pirâmides. A autarquia já deu o visto à instalação da empresa “amDOURO”, de acordo com o projeto de organização dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, autorizando a emissão da licença de utilização de recursos hídricos.

Essa autorização é válida até ao dia 31 de dezembro de 2015. Findo o prazo referido, a Câmara Municipal exercerá a reversão para o domínio municipal da infraestrutura instalada.

Esta empresa apresentou, em 2011, à CMA um projeto de desenvolvimento de passeios fora dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, operando nos Municípios de Aveiro, Murtosa e Ovar, pretendendo fixar o local de atracação e licenciamento da atividade nos Canais Urbanos no Município de Aveiro.

O atraso na instalação fica a dever-se, segundo a Autarquia, aos “incumprimentos da Câmara Municipal de Aveiro anteriores a Outubro de 2013 relativamente ao disposto no Protocolo de Colaboração para o Ordenamento, Gestão e Preservação dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro estabelecido entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Administração Regional Hidrográfica do Centro em 2009, no âmbito da delegação de competências para a gestão dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro”.

O tema foi retomado e as negociações terminadas para que a empresa possa instalar-se.