Aveiro Tech Week com balanço "muito positivo".

2022-10-27 15:52

Categoria: 

Concelho: 

A Aveiro Tech Week, que decorreu entre 10 e 16 de outubro, encerrou mais uma edição com um balanço "muito positivo". Constituída por três grandes eventos – Criatech, Techdays e Prisma/ Art Light Tech, a Aveiro Tech Week apresentou um programa intenso e diversificado de iniciativas abertas à cidade, à comunidade e a todos aqueles que se interessem por arte, cultura e tecnologia. A semana, que trouxe muitas estreias e novas parcerias, ostentou o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City. Durante esta terceira edição, "Aveiro tornou-se no epicentro da rota cultural e tecnológica, com novidades tecnológicas, festivais, exposições, instalações artísticas, conferências, laboratórios e outras experiências gratuitas espalhadas um pouco por toda a cidade".

Criatech: 53 artistas de 10 nacionalidade - a 6ª edição do Criatech apresentou este ano 45 instalações, concebidas por 53 artistas de 10 nacionalidades. Durante seis dias o evento desafiou os milhares de espectadores, a escutar os “Ecos do Futuro”, através das intervenções de artistas em espaços públicos e patrimoniais da cidade de Aveiro.

Techdays: Tech Sessions e inovações tecnológicas atraem participação - ao longo da semana, a 8ª edição do Techdays Aveiro agitou a cidade, trazendo para a rua inovações tecnológicas, abrindo também portas a laboratórios, sessões e conversas sobre temas centrais da atualidade, contando para o efeito com a presença de convidados nacionais e internacionais, especialistas e de milhares de participantes. A importância da tecnologia na gestão das cidades, da mobilidade, do ambiente e o impacto desta no aumento da qualidade de vida dos cidadãos foram evidenciados, por exemplo, com o Ride2Autonomy, um veículo de transporte público de condução autónoma que, em 10 dias de operação, transportou cerca de um milhar de passageiros.

A par da demonstração de mobilidade do futuro, decorreram na Praça da República e no Mercado Manuel Firmino demonstrações de inovações tecnológicas, apresentadas por 9 parceiros, entre os quais os projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que contaram com o interesse de centenas de visitantes.

Por sua vez, o Teatro Aveirense acolheu as cinco Tech Sessions do programa sobre os mais atuais temas da área de inovação e tecnologia. O mundo “phygital”, o movimento criativo New European Bauhaus, o papel das mulheres na área tecnológica e o ecossistema da inovação garantiram a mobilizaram da plateia e participação online dos utilizadores.

À semelhança da edição do ano anterior, o Techdays Aveiro contou igualmente com a realização de cinco workshops, da responsabilidade dos parceiros da Aveiro Tech Week, onde se debateram temas tão interessantes quanto atuais como a sustentabilidade das cidades, a construção verde e ainda a mobilidade autónoma.

Destaque para o workshop intensido MTF Labs, a maior comunidade global de música, que reuniu durante a semana 58 participantes, oriundos de 11 países. A semana criativa, pontuada por eventos satélites com Liepaja, Lucerne e Toronto, resultou no desenvolvimento de 18 projetos que foram apresentados na performance final, que decorreu no Teatro Aveirense, no dia 15 de outubro.

Pela primeira vez na Aveiro Tech Week realizou-se o Aveiro Tech City Open Day, uma iniciativa destinada a promover visitas de Alunos da Universidade de Aveiro às empresas de relevante importância para o desenvolvimento económico da região de Aveiro, nomeadamente Altice Labs, Ubiwhere, Bosch e Wavecom. Mais de 100 alunos participaram nesta ação exclusiva, que contou ainda com um momento de networking no final da visita entre representantes das empresas visitadas, representantes de Centros de Investigação, alunos, empreendedores e público em geral, no edifício Atlas Aveiro.