Aveiro: Rua do Sal já abriu à circulação pedonal e ciclável.

2021-09-04 16:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A renovada Rua do Sal / Estrada-Dique está aberta à circulação de peões e ciclistas.

A via vai continuar encerrada ao trânsito automóvel enquanto decorrer a obra de reforço da fundação.

Com um investimento de 1.8 milhões de euros, suportados pela autarquia, a obra permite uma visão panorâmica da ria e defender o território do avanço das águas.

Esta nova frente-Ria dispõe de iluminação pública e permite passeios noturnos.

No momento em que se prepara o reforço da base da estrutura, a autarquia reafirma confiança nos técnicos.

Fala de uma “ocorrência imprevisível” quando se deu o deslizamento do enrocamento num troço de 20 metros dos 1000 metros totais.

Admite que se trate de um incidente causado pela “erosão lenta, contínua e não detetável” do efeito das correntes de marés na zona de inflexão do canal da Ria.

Sujeita a avaliação, esta área vai ser alvo de uma intervenção adicional com reforço da base do enrocamento e do leito do canal para quebrar o efeito erosivo provocado pelas correntes de maré vazante.

Essa obra vai ter início este mês e vai decorrer durante dois meses.

A via liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental.

Além da “estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona”, dispõe de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal (do lado do Canal da Ria), uma rodovia de sentido único (norte » sul) e com uso misto para bicicletas e velocidade limitada a 30 km/h, e uma linha de iluminação pública.

Na zona próxima à Eclusa do Canal das Pirâmides foi instalado um Cais de acostagem para embarcações e uma zona de estar com um longo banco de madeira.