Aveiro: Recusada fusão de listas nas eleições do BE.

2018-03-08 08:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Lista B, “Ouvir para Crescer”, recusa a proposta da Lista A para uma fusão de listas na corrida à liderança do Bloco de Esquerda em Aveiro.

Apesar de saudar a iniciativa de aproximação, a lista que inclui Gonçalo Gonçalves e Ágata Fino reage com ironia à ideia lançada pela lista de continuidade que agrupa grande parte dos atuais dirigentes e rostos do BE em Aveiro.

“Com uma agenda simples, de ouvir e contribuir para o debate interno, não podemos deixar de agradecer a disponibilidade para, num tão curto espaço de tempo, procurar encontrar uma solução de convergência”.

Depois de analisada a proposta, a lista B considera que o melhor caminho para a concelhia é manter as listas separadas e procurar, durante este processo eleitoral, aprofundar o debate e estimular uma maior participação. Recorde-se que a lista diz que essa abertura é necessária para o partido crescer.

“Para a nossa decisão, contribuem várias questões, sendo a menos importante, a constituição da lista, que é o único aspeto que foi detalhado por escrito. Os aspetos mais relevantes, abordados nos contactos telefónicos e que são apresentados como de fácil resolução, são os que mais nos importaria detalhar”, refere a resposta da lista B.

Tendo como objetivo a promoção do debate e da reflexão, os signatários admitem que estão mais preocupado com o debate do que com os resultados.

“Por essa razão, temos dificuldade em aceitar que nos peçam para, de alguma forma, atenuarmos críticas que nos parecem legítimas e relevantes e que, na nossa opinião, não constituem ataques à concelhia, mas sim contributos para a sua melhoria. Mas, mais do que isso, temos dificuldade em compreender as reticências que nos foram apresentadas face à nossa análise da atuação do Bloco a nível nacional e as propostas que apresentamos no sentido de transportar para a escala local princípios gerais que, na nossa opinião, fundamentam o crescimento do Bloco e a sua capacidade de juntar forças”.