Aveiro: PS quer plano para o trânsito na época alta do turismo.

2019-08-08 11:39

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PS desafia a Câmara de Aveiro a criar um plano de mobilidade de carácter excecional para os momentos de maior pressão no centro da cidade.

Os atravessamentos na praça Humberto Delgado e nas adjacentes ao canal central durante a época alta no turismo e nas festas levam a condicionamentos à circulação.

Esses constrangimentos provocam filas e há desconforto também entre residentes.

Como forma de cuidar desses períodos de maior pressão, o PS sugeriu a criação de um plano de contingência.

“A Praça Humberto Delgado (“Pontes”), as Ruas João Mendonça e Clube dos Galitos, a Avenida Lourenço Peixinho (da Praça Humberto Delgado até ao Edifício do ex-Cine Teatro Avenida) necessitam da implementação de medidas excecionais de minimização dos constrangimentos nas épocas críticas de afluxo turístico, tal como acontece, por períodos curtos, quando há eventos de maior relevo (por exemplo, provas de atletismo ou outras)”.

Manuel Sousa defende que se trata de uma medida inclusiva e avança como medida para estudo a limitação de acessos a algumas viaturas, nalgumas horas, em zonas como o Rossio (com áudio)

O plano excecional de mobilidade e circulação é encarado pelo PS como resposta possível e a maioria diz que essa gestão está pensada.

Além das zonas em obras e as áreas de maior concentração, há fatores que condicionam a gestão.

Jorge Ratola acredita que a gestão feita em períodos como Natal e Ano Novo e nas Festas de São Gonçalinho pode servir de exemplo (com áudio)