Aveiro: PS diz que esgotos continuam a chegar a valas hidráulicas perto do parque da Balsa.

2021-05-17 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista diz que continuam as escorrências de esgotos a partir de uma conduta junto ao Parque da Balsa.

A denúncia já tinha sido feita há semanas (foto de arquivo) mas o caso terá tido repetição nos últimos dias.

“Um acontecimento, tratado como ocasional, está a tornar-se recorrente, com impactes negativos, e cada vez maiores no domínio hídrico, e com elevados incómodos para a população. A contaminação desta linha de água tem impacte direto na fruição desta zona de lazer, assim como contaminação de águas que são usadas para rega nos terrenos agrícolas circundantes”.

A descarga estará a ser efetuada numa vala hidráulica junto da ponte, logo após a passagem de nível na saída de Eixo no sentido Aveiro Águeda.

A empresa Águas da Região (Águas do Litoral Centro) terá sido alertada para esta ocorrência e a informação será do conhecimento da autarquia.

“Junto da ponte da Balsa pode verificar-se a existência de esgoto (verificável pelo odor e presença de dejetos na água), constatando-se também já a existência de peixes mortos na área”.

A Junta de Freguesia de Eixo e Eirol voltou a reportar o caso às entidades fiscalizadoras.

O Partido Socialista diz que esta semana foram reportadas descargas noutras zonas do Município, nomeadamente na zona da Forca.

“Fazemos um apelo à resolução desta situação, sob pena de danos permanentes ao património natural do concelho, contaminação das águas, pondo em risco a segurança do seu uso, para além dos óbvios incómodos à população. A entrega da exploração, por concessão, a uma empresa, responsabiliza-nos a todos, e de maneira particular à Câmara, quer na monitorização, quer na resolução do problema, e na ação em prol da proteção do seu património natural e da saúde da sua população”.

Depois do caso denunciado, em finais de Abril, a autarquia confirmou que tinha alertado a empresa Águas do Centro Litoral “para resolver o problema”.