Aveiro presente em evento sobre Ação Oceânica Local.

2022-06-26 17:55

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro esteve representada, em Matosinhos, no evento que antecede o arranque da Conferência de Lisboa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dedicada aos oceanos.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, participou este sábado, 25 de junho, no Evento Especial de Ação Oceânica Local / The Localizing Ocean Action Special Event, em Matosinhos, para falar no “Fortalecimento da Cooperação, abordagens inclusivas e governança para proteção dos oceanos” (Strengthening cooperation, building inclusive and governance approaches to protect the ocean).

Para além da presença de Aveiro, o painel contou com o contributo de responsáveis de entidades públicas Municipais e Regionais das Maldivas, Espanha, Brasil e Moçambique, e representantes da Organização de Alimentação e Agricultura das Nação Unidas (FAO) e do Gabinete de Pescas e Oceanos da Associação Natureza Portugal / World Wide Fund for Nature (ANP / WWF).

Esta sessão focou-se no papel dos autarcas e dos Governos Locais e Regionais para a implementação da medida n.º14 “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Foi possível perceber como os modelos de gestão inovadores dos territórios, serão a chave para alcançar a gestão sustentável dos Oceanos.

As discussões incidiram sobre modelos e recursos de governança multinível e multissetoriais inovadores desenvolvidos ao nível Nacional, Regional e Local para cumprir o ODS 14.

Ribau Esteves, que já presidiu ao Cluster do Mar Português, incidiu a sua intervenção em quatro pilares.

Defende que a as Nações têm de ser “muito mais Unidas” para poderem gerir o espaço comum; que deve ser aprofundado o modelo de cooperação formal e de gestão de projetos pelos Clusters, que juntam os Centros de Investigação e Desenvolvimento (onde se integram as Universidades), as Empresas, e os Poderes Públicos Nacionais, Regionais e Municipais; o relançamento dos projetos tipo Polis Litoral e investir na valorização social e cultural do Mar, incentivando o emprego nas atividades que usam o Mar, garantindo segurança que o Desporto ajuda a percecionar junto dos mais novos.

Esta é a segunda vez no espaço de um mês que a Câmara Municipal de Aveiro, através do seu Presidente, participa em eventos de âmbito internacional sobre o tema do ambiente e do desenvolvimento sustentável, depois da participação, no dia 14 de junho, na 5.ª Edição do Fórum das Cidades de Madrid.

O encontro deste sábado antecede a “Conferência das Nações Unidas para Apoiar a Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os Oceanos, Mares e Recursos Marinhos para o Desenvolvimento Sustentável” que será realizada de 27 de junho a 01 de julho em Lisboa, sob o tema “Ampliar a ação Oceânica com base na Ciência e na Inovação para a implementação do Objetivo 14: balanço, parcerias e soluções”.

Uma Conferência convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e coorganizada pelos Governos do Quénia e Portugal.

 

Foto: Francisco Teixeira/CMM