Aveiro: Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas entra em consulta pública.

2021-07-02 15:46

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou aprovar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e o processo de consulta pública arranca para recolher opiniões e sugestões até 22 de Julho.

No debate sobre o tema, em reunião de Câmara, o PS questionou se estão a ser considerados cenários futuros e a maioria entendeu essa pergunta como referência encapotada ao projeto do Rossio.

Têm sido várias as vozes a alertar para a construção do subterrâneo numa área de potencial alagamento.

“É uma forma de sensibilizar e mobilizar a população para a questão da resiliência do território e a necessidade de prever mecanismos de adaptação e combate às alterações climáticas com a recolha de contributos que possam melhorar o documento em causa”.

A autarquia explica que procura desenvolver mecanismos de resposta à crise climática nas ações do dia-a-dia como transportes, alimentação, uso de recursos como água e energia, entre outros.

“Face aos cenários das alterações climáticas, com ocorrência de fenómenos extremos com cada vez maior frequência e intensidade, áreas urbanas e territórios rurais, florestais e com outras ocupações, têm de adotar mecanismos de adaptação que promovam a resiliência dos seus territórios e segurança das suas populações”.

O plano foi desenvolvido no âmbito do projeto “Rede Cencyl – Cidades Verdes”, desenvolvido em parceria com as cidades Salamanca, Cidade Rodrigo, Figueira da Foz, Guarda, Valladolid e Viseu.