Aveiro: PCP questiona Governo sobre falta de médicos de família.

2022-07-07 14:36

Categoria: 

Concelho: 

O PCP questiona o Governo sobre a falta de médicos de família.

De acordo com os números anunciados pelos sindicatos, o Agrupamento de Centro de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, que abrange 11 concelhos, tem 18 ficheiros sem médico de família, o que corresponde a cerca de 37mil utentes sem médico.

Apesar das necessidades apuradas no ACeS do Baixo Vouga serem manifestamente superiores, apenas foram abertas 5 vagas para a especialidade de Medicina Geral e Familiar, o que tem motivado posições públicas, nomeadamente dos profissionais em Aveiro (na foto).

Tendo por referências apenas o concelho de Aveiro, o PCP revela que são 5008 utentes que actualmente não contam com médico de família, o que corresponde à necessidade de contratação de 4 médicos.

A estrutura comunista dirigiu uma pergunta ao Governo procurando esclarecer que medidas urgentes irá tomar para suprir as necessidades existentes, “exigindo que concretize as soluções para salvar o Serviço Nacional de Saúde e para travar o seu desmantelamento, garantindo a todos o direito constitucionalmente consagrado à saúde”.