Aveiro: PCP defende "valorização" da Segurança Social.

2022-05-12 21:11

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Comunista Português esteve junto dos trabalhadores e utentes da Segurança Social, no concelho de Aveiro, assinalando o Dia Mundial da Segurança Social, destacando o que considera “imprescindível papel do Sistema Público de Segurança Social, universal e solidário, enquanto conquista de Abril, consagrada na Constituição da República”.

Nesta jornada falou da importância de defender e aprofundar o sistema público de segurança social com “papel insubstituível na garantia de prestações sociais aos trabalhadores”.

“Anos de políticas de direita de sucessivos governos, PS, PSD com ou sem o CDS, criou limitações à reposição anual do poder de compra de todas as pensões e prestações sociais, destruiu milhares de postos de trabalhos, degradou as condições de trabalho dos trabalhadores da Segurança Social, encerrando serviços de proximidade, criando, dessa forma, obstáculos no acesso à informação por parte da população e privatizando e transferindo competências para as autarquias na Acção Social - Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio”, acusa o Partido Comunista.

O Partido reclama melhores pensões e prestações sociais, atualização extraordinária das pensões, eliminação do fator de sustentabilidade, reforma sem penalizações com 40 anos de descontos, melhores condições de atribuição do subsídio de desemprego e aumento dos montantes, universalização e valorização do abono de família, gratuitidade das creches para todas as crianças e criação de uma Rede Pública de Lares.

Quanto ao funcionamento espera que seja melhorada a qualidade nos serviços prestados com a contratação de mais trabalhadores.

Reclama para si méritos nos “progressos efetuados ao longo dos últimos anos no reforço dos direitos de Segurança Social, no desemprego, com as atualizações extraordinárias das pensões, entre 2017 e 2021, na melhoria do abono de família, na ampliação dos apoios às pessoas com deficiência e na valorização das longas carreiras contributivas”.

“Aquém ainda do que era necessário, mas nada seria possível sem a ação do PCP”.