Aveiro: PAN defende criação de plataforma de georreferenciação e monitorização de árvores.

2020-11-10 07:54

Categoria: 

Concelho: 

O PAN revela que vai levar à Assembleia Municipal de Aveiro uma proposta de recomendação para travar o abate de árvores em Aveiro.

Inspirado pela luta de cidadãos de São Bernardo que querem evitar o abate no arruamento junto à Escola, numa área em trabalho de reabilitação urbana, o Pessoas Animais Natureza diz que é “urgente” travar a “devastação das árvores em Aveiro”.

A proposta de recomendação vai fazer parte da agenda da sessão da Assembleia Municipal que começa no final desta semanaO objetivo é, segundo o PAN, “ajudar a proteger e conservar o património arbóreo do concelho”.

Esta proposta passa pela construção de uma plataforma de georreferenciação e monitorização de todos os exemplares arbóreos em espaço público do município, fornecendo mais informação aos cidadãos, permitindo o registo de ocorrências e limitando o abate de árvores a situações de risco.

Uma proposta que segue o teor de uma apresentada no Município de Faro há pouco mais de um mês, tendo sido aprovada por larga maioria, apenas com a abstenção da CDU.

“Esperemos que haja o mesmo bom senso em Aveiro”, refere João Almeida que vê na ação de São Bernardo falta de respeito pela vontade dos cidadãos.

Uma petição com mais de 400 assinaturas procura travar o abate.

“A participação cívica é um estorvo para este executivo. O cidadão empecilho é um alvo a abater, tal como as árvores e os animais errantes do concelho, procurando silenciá-lo através de acusações difamatórias e falsas ligações obscuras. Esperemos que a mobilização tenha efeito e que se consiga reformular este projeto para salvaguardar os interesses dos moradores e dos alunos, professores e funcionários da Escola de São Bernardo”, refere João Almeida, da Comissão Política Concelhia do PAN que recorda casos noutros pontos do país em que a luta levou à reversão.