Aveiro: Obra na avenida arranca este verão junto à antiga Capitania.

2020-06-18 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves coloca de lado qualquer possibilidade de adiamento da obra na avenida Dr Lourenço Peixinho e anuncia o arranque dos trabalhos ainda no verão de 2020.

O autarca de Aveiro voltou a ser confrontado com os apelos dos partidos da oposição e de lojistas que temem o efeito económico das obras em plena pandemia.

O autarca de Aveiro deu sinal de que o arranque da obra se fará nos próximos meses no troço junto à antiga Capitania.

PCP e PS lembram que ajustar o calendário não significa cancelar a obra mas apenas medida mitigadora para não agravar os problemas criados pela pandemia na atividade comercial.

Fernando Nogueira, do PS, afirma que se há lição da pandemia é mesmo a capacidade de ajustar a vida às condicionantes e que ao persistir no calendário a Câmara de Aveiro mostra que não percebeu essa lição (com áudio)

Filipe Guerra, do PCP, acentuou que é uma questão de sensibilidade na gestão das consequências da pandemia.

“O PCP corrobora o impacto na dinâmica comercial, num contexto difícil. É solidário também com os milhares aveirenses que precisam de usar a avenida”.

Ribau Esteves recorreu ao discurso do Primeiro-Ministro para acentuar a importância do investimento público como alavanca económica na fase de retoma.

Levantou questões sobre os custos de um eventual adiamento de calendário na relação com o empreiteiro, as obrigações perante fundos europeus e a possibilidade das taxas de execução poderem ajudar a alavancar a captação de novos fundos comunitários.

“Não podemos, não devemos, a bem da dinâmica económica, adiar seja o que for. Só tenho pena de não poder antecipar”.

E lembrou que há investidores que assumiram investimento na avenida em função da obra de modernização.

Concluídos os trabalhos acredita que haverá um tempo novo para o comércio com uma avenida mais atrativa (com áudio)