Aveiro: Movimento sai à rua para reclamar mais investimento em habitação pública.

2023-03-20 07:43

Categoria: 

Concelho: 

Há um Movimento que prepara saídas à rua nas principais cidades do país para reclamar “habitação acessível” e Aveiro está no roteiro.

Os promotores querem mais das políticas e dos políticos e pedem à população que se junte no espaço público no dia 1 de Abril.

O movimento “Casa para Viver” convoca para dia 1 de Abril, às 15h, uma manifestação, em Aveiro, para reivindicar ações “mais robustas e consequentes” para garantir mais políticas públicas de habitação.

Esse encontro vai decorrer na Praça Joaquim de Melo Freiras “pela habitação acessível e contra a especulação imobiliária”.

Entre os promotores contam-se figuras ligadas aos próprios meios políticos que reclamam mais habitação pública.

Nomes como João Moniz e Nuno Penas, ligados ao BE, surgem num coletivo de jovens com representações profissionais diversas (economista, enfermeira, arquiteta e escritora).

Lembram que o quadro a que se chegou exige uma intervenção musculada.

“Nos últimos anos, o custo da habitação tem disparado para níveis incomportáveis para os rendimentos auferidos pela maioria da população, colocando em causa a habitação enquanto direito constitucionalmente garantido. Nos dias de hoje, a habitação é o maior fator de empobrecimento para muitos trabalhadores”.

O movimento “Casa para Viver” sai à rua em cidade como Aveiro, Lisboa, Porto, Braga e Coimbra para “exigir respostas céleres e efetivas” que garantam o acesso à habitação com mensagem clara. “A habitação é um direito, não um negócio”.