Aveiro: Mobilidade e habitação na agenda da CDU para as autárquicas.

2021-08-13 16:44

Categoria: 

Concelho: 

Mobilidade e habitação na agenda da CDU para as autárquicas em Aveiro.

Miguel Viegas e Emídio Abrantes, candidatos da CDU à Câmara Municipal de Aveiro e a Junta da União de freguesias da Glória e Vera Cruz estiveram reunidos com representantes da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

A agenda reivindicativa dos estudantes está em linha com preocupações reveladas pelo PCP durante o mandato.

A CDU diz que “acompanha integralmente” os anseios da comunidade estudantil que reclama mais e melhores transportes públicos e maiores incentivos ao uso de bicicletas.

Neste sentido, a CDU sublinha a sua proposta de reversão do serviços de transportes urbanos de Aveiro em mais uma posição contra a “privatização” dos transportes por via da concessão Aveiro Bus.

“A política de mobilidade sustentável que a CDU defende e propõe implica a existência de um serviço público de transportes ao serviço da cidade e do concelho e não ao serviço dos lucros de qualquer multinacional”.

Perante os dirigentes da AAUAv, a CDU reafirmou a sua proposta de criação de um rede pública de transporte tendencialmente gratuita “por forma a reduzir drasticamente o uso do automóvel”.

Miguel Viegas defendeu, ainda, criação de um sistema alargado de bicicletas de uso partilhado com estações espalhadas pela cidade geridas através de cartão ou telemóvel 24 horas por dia.

A habitação é outro dos temas prementes.

Os estudantes reclamam mais quartos disponíveis, com residências no centro da cidade, por forma a melhorar a permeabilidade com a Universidade de Aveiro.

“A CDU reclama uma maior fiscalização do alojamento local por forma a manter a função habitacional no centro da cidade e não desvirtuar o PDM” e entende estarem reunidas as condições para “um amplo plano de reabilitação de prédios devolutos com fundos da UE por forma a colocar mais imóveis no mercado e combater a especulação imobiliária”.

Miguel Viegas acredita que a questão da habitação é das mais relevantes.

“A habitação representa o principal fardo económico dos estudantes e das suas famílias. Os preços das casas e dos quartos aumentaram significativamente nos últimos anos. Temos de parar com a especulação com políticas públicas de habitação ao serviço das pessoas"

Emídio Abrantes, candidato à Junta, salientou a urgência na expansão da rede de ciclovias.

"Ouvimos da parte dos estudantes preocupações em termos de mobilidade. Faz falta uma rede de ciclovias que seja coerente e que ligue os principais polos da cidade e dos concelhos e fazem falta mais bicicletas de uso coletivo."