Aveiro: Freguesia de São Jacinto celebra 64 anos com olhos postos na dinamização económica.

2019-02-19 09:40

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto reconhece que tem havido esforço de investimento na freguesia mas defende que é preciso mais para garantir a afirmação daquela área da península sobretudo ao nível do emprego.

António Aguiar aproveitou o discurso do 64º aniversário da elevação a Freguesia para defender “aposta clara no desenvolvimento” e com ideias definidas.

O Porto de Pesca, a construção de uma marina, a recuperação da Praia dos Tesos e a zona envolvente; a melhoria das condições de acesso à Praia; a Ciclovia e mais Alojamento e mais restauração são os pilares dessa expansão económica.

O autarca de freguesia reconhece a importância dos protocolos de apoio financeiro celebrados com a Câmara de Aveiro e ao mesmo tempo realça o empenhamento do pessoal e das instituições locais na recuperação de uma grande parte dos passeios, limpeza, melhoramentos no cemitério, Parque de Campismo, serviços de recolha para analises, Assistente Social, Loja Social, Sala Convívio e apoio nos medicamentos e nos livros escolares.

“É verdade que, São Jacinto daria o salto que todos esperamos há anos, com todas estas infraestruturas criadas. Mas também é verdade que para que tudo isto seja uma realidade é necessário investimento e convergência de vontades. E nessas vontades também nós estamos incluídos para que, quem se desloca a São Jacinto, se sinta em sua própria casa. Temos de ajudar, cativar em vez de dificultar. Infelizmente para fazer há poucos, mas para complicar é o que há mais”.

Ribau Esteves esteve na celebração e prometeu manter o ritmo de investimento passando em revista os principais projetos deixando para a reserva natural, para o desporto e o turismo alguns dos principais pilares da intervenção futura.

O cais dos pescadores, a qualificação urbana e a melhoria das acessibilidades, com o novo ferry elétrico, foram anunciados como a confirmação do papel de São Jacinto no quadro municipal.

 

foto: AA