Aveiro: "Este é um ano de méritos coletivos pois muitos têm ajudado a minorar os efeitos desta ameaça" - Luís Souto (AMA)

2020-05-12 13:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Assembleia Municipal de Aveiro destacou a entrega da sociedade civil aveirense no combate à pandemia como marca do 12 de Maio, Feriado Municipal, no dia de Santa Joana.

Luís Souto discursou para as redes sociais em dia de Santa Joana Princesa, no Feriado Municipal, e elogiou a comunidade pela resposta dada com destaque para os profissionais de saúde (vídeo).

“Em condições normais estaríamos numa sessão solene com entrega de medalhas aos que se distinguiram. Este é um ano de méritos coletivos pois muitos têm ajudado a minorar os efeitos desta ameaça".

O destaque foi dado aos profissionais de saúde.

"Não posso deixar de destacar as pessoas da área da saúde e socorro. O que temos visto enche-nos de esperança com a organização da sociedade civil (UA, IPSS, Cáritas, Rotários, Lions, Banco Alimentar, AAUAv, clubes, Gretua e grupos informais. Todos demonstram a vitalidade da nossa sociedade com ações diversificadas, desde entrega de bens e medicamentos e entrega de equipamentos de proteção”.

Luís Souto admite que a pandemia muda a vida nas cidades e assume que o momento exige reflexão sobre o futuro.

“Celebrar este Maio é uma boa ocasisão para uma reflexão sobre o período que vivemos. A coesão social está no topo das prioridades. A AMA refletindo a diversidade de pontos de vista politicio-partidários não deixará de fomentar o debate. Acredito que irá prevalecer a união que faz a força. Essencial é assegurar uma Aveiro segura do ponto de vista sanitário, coesa, aberta, dinâmica e livre como sempre foi”.

Na mensagem publicada nas redes sociais acentuou o desafio de vencer a pandemia sem deixar ninguém à margem indicando prioridade às políticas sociais.

“O desafio dos próximos tempos é o de conjugarmos esforços na saúde pública com os problemas sociais que começam a manifestar-se. A CMA tem um programa de apoio em execução e as Juntas também têm sido incansáveis mas não tenhamos ilusões. Precisamos de instituições públicas, privadas e as associações”.

Ribau Esteves também deixou mensagem publicada nas redes sociais para lembrar que o caminho passa pelo combate à Covid, acentuar o apoio social e manter a aposta na modernização de Aveiro.

“Vamos continuar o trabalho de recuperação financeirada Câmara. Pagamos 60 milhões de euros de dívida e reprogramamos a dívida. A certeza de que o plano de investimentos vai ser cumprido. Não é um ou outro inconveniente que nos vai tirar o foco. É uma nota de compromisso mais importante que nunca".

O autarca assumiu ainda o apoio social e o relançamento económico como pilares da ação política.

"Ação social e cultura são fundamentais para um município que investe na modernidade. Queremos voltar ao percurso que estávamos a fazer no turismo. Palavra de esperança a toda a comunidade e que tenhamos força para daqui a um ano estarmos aqui mais fortes, todos juntos”.

O autarca defendeu a publicação como “saudação” aos munícipes, com “agradecimento" a todos os participantes no combate, “num trabalho que envolve toda a gente, desde os profissionais de saúde a todos os cidadãos” com “pesames a quem perdeu entes queridos”.

Numa referência indireta à ação de rua do PS, neste 12 de Maio, com ação porta a porta para entrega de alimentos, o autarca criticou quem faz aproveitamento do momento.

“A Câmara está empenhada ao mais alto nível para ganhar este combate. Aposta total e prioridade total com programa cativo com os recursos que forem necessários. Não faremos luta partidária nem vamos fazer de conta que andamos a resolver problemas”.

O vogal do PS na Assembleia Municipal criticou a ausência de mensagens dos partidos com representação na Assembleia Municipal.

Pires da Rosa concorda com o “confinamento” da celebração às redes mas diz que faltou pluralidade.

“Naturalmente apoio que por força da pandemia não se tenham procedido às celebrações nos moldes habituais, contudo, não posso deixar de achar lamentável que não tenham sido convidadas todas as forças politicas a proferir uma breve mensagem aos cidadãos, nos meios institucionais on-line do Município. Hoje a procissão não vai sair, mas nessa sempre seguiram todos os representados, não apenas alguns. E bem.Se não aprendem com os livros, ao menos aprendam com a tradição. Quem vive com medo das opiniões dos outros, pode ter vitórias, mas nunca triunfará”.