Aveiro e Ílhavo "apertam a mão" com aposta na gestão conjunta de projetos.

2019-04-26 15:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Para já a fusão de municípios não está na agenda nem há qualquer previsão de que tal possa surgir nas próximas décadas e o protocolo entre Aveiro e Ílhavo mais não é do que a formalização do trabalho em curso.

Ribau Esteves e Fernando Caçoilo salientam que a Maratona Europa, que decorre no domingo, foi o pretexto próximo para essa assinatura.

O estudo sobre a utilização do corredor ferroviário ao porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, para passageiros, a criação de uma via circular entre os municípios na zona da Coutada e de Verdemilho e a passagem do espólio documental dos estaleiros de São Jacinto de Aveiro para o Ciemar são os temas acordados neste pacote.

Fernando Caçoilo defende que essa aposta deve ser cuidada pelos dois municípios sem tabus e sem receios (com áudio)

A parceria Aveiro-Ílhavo foi formalizada esta sexta-feira sob a forma de protocolo.

A formalização decorreu da Maratona Europa a que se juntaram temas de interesse comum como a gestão viária da prova e o marketing territorial. 

Os autarcas não abordaram o mau estar inicial causado pelo primeiro anúncio da Maratona sem qualquer referência ao município de Ílhavo mesmo depois de utilizar imagens das suas praias.

Com o envolvimento posterior da autarquia de Ílhavo no papel de parceiro institucional a aproximação entre autarquias tornou-se mais evidente.

Ribau Esteves explica que não há nada que esteja por detrás desta opção lembrando que o trabalho entre autarquias tem vindo a funcionar de forma muito regular (com áudio).