Aveiro e Águeda aprovam abertura de concurso para projeto da via que vai ligar as duas cidades.

2022-01-14 09:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As Câmaras de Aveiro e Águeda aprovaram, ontem, a abertura do procedimento para a elaboração do projeto de execução do Eixo Rodoviário Aveiro - Águeda, pelo valor base de 2.332.000€.

O projeto que inclui o estudo de impacto ambiental, e vai ser financiado pelo PRR, surge num processo liderado pelas duas autarquias.

Trata-se de uma obra integrada no Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 40 milhões de euros.

É uma via considerada importante em termos ambientais, de redução de custos e de tempos de deslocação para cidadãos e empresas, aumento da segurança rodoviária nas áreas urbanas atravessadas pela antiga EN 230, e de promoção do desenvolvimento urbano e empresarial.

O momento mereceu a aprovação do PS.

O vereador Manuel Sousa quis deixar o elogio público ao Ministro das Infraestruturas muitas vezes criticado pelo arrastamernto de dossiês como antiga lota, frente ribeirinha de São Jacinto e recuperação de habitação social (com áudio)

Na resposta, Ribau Esteves disse que nem tudo é "porrada".

Reconheceu que o dossiê da via entre Aveiro e Águeda é merecedor de um "abraço" ao Ministro (com áudio)

Em Águeda, Jorge Almeida relembra que a entidade vencedora do concurso terá o máximo de 270 dias (cerca de nove meses) para concluir o projeto de execução.

“Estamos, hoje, a fazer história. Aquele que era o sonho de gerações toma hoje proporções reais, com medidas concretas e passos firmes dados para a sua concretização”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que os dois municípios estão unidos neste propósito de dar andamento a esta “tão importante obra que é uma reivindicação antiga de políticos, cidadãos e empresários de ambos os concelhos”.

O ERAA vai ser uma infraestrutura em perfil de autoestrada, com duas vias em cada sentido e tem um traçado previsto a iniciar na chamada “Rotunda do Millenium”, seguindo por Travassô, Eirol e terminando na rotunda do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.