Aveiro: Distrital do Chega à espera de informação da concelhia em processo de rotura com candidatos a duas Freguesias.

2021-09-06 15:23

Categoria: 

Concelho: 

A distrital do Chega esclarece que a concelhia de Aveiro não tem poderes para retirar a confiança política aos candidatos à junta freguesia da Glória e Vera-Cruz, e da junta de freguesia de Esgueira, não tendo qualquer efeito prático.

Mantém as candidaturas esperar informação adicional da concelhia para avaliar o processo.

“A concelhia, enquanto órgão nomeado e não eleito, não tem competência, autonomia, nem autoridade política estatutária que lhe permita agir de forma a tornar nula qualquer candidatura, sendo que as mesmas são assumidas pela Comissão Política da Distrital Aveiro CHEGA, cabendo às concelhias mandatadas, dar todo o apoio, informação e suporte técnico político a cada uma delas, no sentido de promover e dinamizar as mesmas, tendo como objectivo final a vitória nas eleições autárquicas”, esclarece Hugo Sousa, presidente da distrital.

A apresentação das Candidaturas decorreu este fim de semana e enquanto a concelhia retirava confiança política a Distrital dava força aos candidatos Amina Sousa e Alberto Peixoto.

Hugo Sousa diz que espera informação para perceber os motivos do corte.

“Falta saber agora quais as verdadeiras razões ou intenções que levaram a esta tomada de posição, sendo que a fundamentação enviada previamente para mim e que posteriormente partilhei com Comissão Política Distrital, além de não ser clara, também não está assente em factos nem provas concretas. Já foram pedidas explicações mais detalhadas á Concelhia de Aveiro, com factos e provas concretas das suas alegações, para que a Comissão Política Distrital possa ter todos os elementos essenciais na sua posse, com vista a uma análise mais pormenorizada, aprofundada e conclusiva do sucedido”.