Aveiro: Congresso da Região vai aos 11 municípios e no arranque apresenta candidatura do Moliceiro a património da Unesco..

2021-06-14 11:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O congresso da Região de Aveiro sai de sala e vai contar com 12 eventos descentralizados nos 11 municípios da região.

De dois em dois anos, as autarquias mostram projetos e abrem o debate sobre o futuro num congresso que não irá centrar centrado num único local.

O combate à pandemia e as limitações na concentração de pessoas impede a realização do congresso em sala fechada ao longo de dois dias e os autarcas optam por seguir para o terreno numa ação aberta em cada local onde existam projetos em curso ou em conclusão.

O dia de apresentação decorreu em Anadia, no velódromo, com Ribau Esteves (Aveiro) e Teresa Cardoso (Anadia) a revelarem o programa.

Até 6 de Julho haverá ações ao longo das próximas semanas.

Esta terça é cumprida, na Vagueira, a apresentação da candidatura do Moliceiro a património da UNESCO.

Nos dias 17 e 18, no Atlas, em Aveiro, há conferencia internacional de bibliotecas municipais.

No dia 21 de Junho há conselho intermunicipal em Estarreja com apresentação do modelo de recolha de biorresíduos.

A 23 de Junho, em Águeda, há debate sobre rede ciclável com apresentação da revisão do plano intermunicipal de mobilidade com integração do modo ciclável e pedonal.

No dia 26, dá-se a inauguração das rotas douradas e verde da rede ciclável em Anadia e Oliveira do Bairro com união de duas peças da grande rota da ria.

O agendamento inclui, a 28 de Junho, presença em Albergaria (conferência sobre a floresta e estudo sobre central de biomassa) e Sever do Vouga (reflexão sobre a candidatura a capital da cultura e rede ferroviária nacional em reuniões do concelho estratégico e assembleia intermunicipal).

A 29, Ílhavo recebe no cais criativo da Costa Nova encontro sobre a ria de Aveiro. Na agenda a qualificação de cais na ria, desassoreamento da ria e sobre a revisão do plano de ordenamento da ria de Aveiro.

Julho (1) começa em Ovar que recebe debate sobre educação e fundos para qualificação do parque escolar.

A 3 de Julho há regata de moliceiros.

No momento em que se preparam as eleições autárquicas, e com boa parte dos autarcas em funções a assumirem recandidaturas, Ribau Esteves foi questionado sobre a oportunidade do congresso.

O autarca diz que nada impede a realização e defende mesmo que o momento deve ser aproveitado para fortalecer a democracia (com áudio)

Ribau Esteves anunciou, ainda, a realização de obras no espaço sede da CIRA com aproveitamento da mudança do espaço do Paço Episcopal que vai deixar a rua Cânido dos Reis, junto à estação, para o convento das Carmelitas, ao lado da sede da CIRA.

O momento vai permitir a realização de uma obra de qualificação do edifício sede (com áudio)