Aveiro: Concelhia do PSD quer novo hospital.

2019-01-10 15:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A concelhia de Aveiro do PSD relança a reivindicação de um novo hospital e realça o apelo para o reforço de meios humanos no Centro Hospitalar.

Ao contrário da Câmara de Aveiro que vê a ampliação como solução possível e a construção de um novo hospital como pouco provável, a concelhia diz que “os remendos vão-se somando” e que é tempo de pensar no novo hospital.

Esta reivindicação, que remonta há 40 anos, já passou pela mão de muitos Governos e, segundo o PSD, ganha força a tese de que “o problema está na falta de um lobby entre Porto e Coimbra”.

“Sensível às preocupações identificadas, o nosso Município cedeu os terrenos para a tão falada ampliação, no entanto o envelhecimento de toda a estrutura hospitalar e a falta de espaço para crescimento da atividade clínica continua a ser uma realidade só contornável com a construção de um Hospital novo, capaz de servir condignamente, física e humanamente, os 360 000 habitantes abrangidos”.

A Comissão Política Concelhia do PSD de Aveiro reuniu com a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o objetivo de expor e esclarecer algumas das preocupações partilhadas pelos aveirenses e pelos próprios profissionais de saúde, relativas ao funcionamento do Hospital de Aveiro, nomeadamente no que concerne ao serviço de urgência.

Revela que "as macas ladeiam os corredores, as cadeiras de rodas vão-se amontoando e as muitas pessoas desesperam, sentadas e de pé, horas a fio, para serem atendidas, cenário que em nada dignifica o Serviço Nacional de Saúde” e que a atual estrutura “não oferece condições de resposta às necessidades dos cidadãos”.

Outro dos assuntos tratados foi a lista de espera das consultas de especialidade que o PSD afirma ser “exorbitante”.

Em análise a projetada ampliação do edifício, lacuna de que decorre, por exemplo, “a limitação do número de internamentos, por falta de camas, e a realização de consultas externas em contentores pré-fabricados, com fracas condições físicas de acolhimento dos utentes e de trabalho dos profissionais”.

O sub-financiamento foi outro dos temas retratados pelo PSD no rescaldo da reunião.

“Da nossa parte, temos a referir que, lamentavelmente, a Saúde continua a ser uma das áreas desprezadas pelo Governo Socialista, o que se repercute na disponibilização, em Aveiro, de um Serviço Nacional de Saúde deficiente, com graves carências, há já muito tempo identificadas”.