Aveiro: Centro interpretativo do barreiro vai nascer junto ao Centro de Congressos.

2021-03-05 09:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro propõe a requalificação do barreiro junto à Fábrica Jerónimo Pereira Campos.

Na sequência da abertura da revisão do PP do Centro, o Executivo Municipal tomou conhecimento do estudo prévio do projeto de requalificação paisagística do Barreiro da Fábrica Jerónimo Pereira Campos que faz parte integrante do Plano e que se situa no terreno contíguo ao parque de estacionamento provisório em frente ao hotel Meliá Ria.

A autarquia decidiu que os seus lotes localizados nesta área do PP do Centro, não deveriam ser ocupados com mais construção, mas sim servir um propósito coletivo, permitindo a criação do Centro Interpretativo do Barreiro.

A partir de uma sugestão da Associação para a Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, quer tirar partido das valências naturais e patrimoniais do lugar, “funcionando em simbiose com o espaço envolvente, fazendo um adequado enquadramento paisagístico e de valorização ambiental da área, colocando esta ideia em discussão também no âmbito do processo de Revisão do PP do Centro”.

Ribau Esteves lembra que figuras como Galopim de Carvalho sempre defenderam a importância daquela área (com áudio)

O autarca acredita que este debate público vai permitir criar uma proposta diferente para aquela área onde nota falta de espaços verdes e muita construção (com áudio)