Aveiro: CDU diz que instalações do hospital de dia são “inadequadas e indignas”.

2021-08-30 14:29

Categoria: 

Concelho: 

A CDU diz que as instalações do hospital de dia multidisciplinar do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, inauguradas no passado dia 23 de Agosto, são “inadequadas e indignas”.

Apesar das garantias dadas pela administração no momento em que o serviço regressou ao Hospital Infante D. Pedro depois de ter estado deslocalizado em Águeda, a CDU diz que a estrutura em módulos coloca em causa “o melhor acompanhamento dos doentes que ali são tratados e dificultando o trabalho dos profissionais de saúde”.

“Essa falta de condições é ainda mais grave porque a maioria dos doentes que recorrem ao hospital de dia são doentes oncológicos ou hemato-oncológicos, particularmente fragilizados, que sofrem de doenças como o cancro do cólon, do estômago ou de leucemia, e fazem aí os seus tratamentos de quimioterapia, e que deviam ser recebidos pelo CHBV com um cuidado redobrado”.

Para a CDU, a colocação do hospital de dia do CHBV em contentores no parque de estacionamento do hospital é “um ponto muito baixo” da história do hospital.

No rol de críticas coloca a ausência de uma sala de espera de dimensões e condições adequadas à fragilidade e ao número dos doentes; a falta de separação física entre os espaços de consulta e tratamento; falta de isolamento sonoro desses gabinetes e as pequenas dimensões de todas as instalações.

A coordenadora da CDU faz a denúncia e lembra que continua a vigorar um “quadro geral de subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde e de desinvestimento nas suas instalações”.