Aveiro: "Candidatura a capital da cultura mostrou uma maneira diferente de fazer. Aprendamos a fazer" - Fernando Nogueira (PS).

2022-12-23 08:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista admite que a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura deixa marcas fortes e fica como exemplo do que deve ser uma visão estratégia e de envolvimento de instituições em torno de um objetivo comum.

Fernando Nogueira deixou o sinal de aprovação pela forma como os coletivos, cidadãos, instituições culturais e poderes políticos estiveram neste processo.

Pela primeira vez, o PS encontra no método e nas lideranças uma visão partilhada do que pode e deve ser o esforço em nome de um projeto estruturante para o futuro do Município.

Na última reunião do ano, o vereador da oposição elogiou o trajeto e aconselhou Ribau Esteves a encontrar neste processo inspiração para outros dossiês igualmente estruturantes (com áudio)

Ribau Esteves diz que a declaração do PS é relevante por fazer um acerto de contas com toda a construção desenhada para o setor da cultura.

O autarca recorda críticas feitas à contratação de José Pina e ao consultor técnico que deu suporte à candidatura.

Uma visão já com alguns anos mas que, segundo o autarca, fez agora o acerto de contas no momento em que Aveiro perde o título de capital europeia mas ganha o de capital nacional da cultura.

O autarca recordou que foi criticado pela opções tomadas no decorrer da candidatura ao nível da escolha de recursos humanos (com áudio).

Ribau Esteves revelou, ainda, que serão os serviços da autarquia a gerir a programação da Capital Nacional da Cultura em 2024 sem necessidade de pensar numa “empresa” ou numa estrutura de missão para esse fim.