Aveiro: BE defende classificação de painel publicitário na Costa do Valado.

2021-08-16 10:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura do Bloco de Esquerda quer que o painel de azulejos “Pan Am”, situado na Costa do Valado, pintado à mão, seja classificado como monumento de interesse municipal para garantir o seu restauro, conservação e divulgação.

O painel foi pintado à mão numa fábrica de cerâmica de Aveiro e colocado na Costa do Valado, Oliveirinha, no início da década de 60, sendo um anúncio de uma companhia aérea já desparecida.Nelson Peralta, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro, entende que é necessário dar atenção a este elemento icónico.

“A autarquia não dá a mínima atenção a este património raro na Costa do Valado: está sem proteção e em risco de degradação. O executivo PSD/CDS apenas se preocupa com o património no centro da cidade que possa ser rentabilizado para a indústria do turismo, deixando completamente ao abandono o património em freguesias periféricas".

O Bloco de Esquerda irá propor que o painel de azulejos seja classificado como monumento de interesse municipal, que haja articulação com os proprietários do edifício e que seja alvo de restauro e conservação para garantir o seu bom estado".

"Este painel de azulejos representa um mundo que já não existe na aviação e na publicidade e, acima de tudo, é uma marca representativa do trabalho na região onde a cerâmica é uma das suas referências. É também já uma marca para quem vive e passa pela freguesia”.

Esta já não é a primeira iniciativa para tentar recuperar e proteger o painel. A comunidade local já em 2015 tinha desencadeado uma ação para o mesmo fim. 

Com as autárquicas no horizonte o painel Pan Am volta a "levantar voo".