Aveiro: BE contra portagens para "libertar Cacia".

2021-09-16 11:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura do Bloco de Esquerda defende o fim das portagens no troço urbano de Aveiro como forma de libertar Cacia da circulação de veículos.

Na passagem da candidatura pelo mercado e pelas ruas de Cacia. Nelson Peralta defendeu um novo modelo de mobilidade para o concelho.

O candidato diz que a EN109 mostra “a falência do urbanismo de fachada do PSD-CDS”.

Rita Baptista, candidata do Bloco à Assembleia Municipal de Aveiro, diz que a mudança de nome de EN109 para Avenida Europa não resolve os problemas.

“O Bloco propõe fazer diferente. Queremos uma EN109 com muito menos carros, de perfil mais lento, com lugar para peões, bicicletas e árvores. É também essa transformação que queremos para as estradas que atravessam as freguesias em Aveiro: a rua Direita em Aradas, a estrada de São Bernardo, a EN230 que atravessa Eixo, entre muitas outras que impedem uma circulação segura e uma vida social ao longo destas vias”, defendeu Rita Baptista.

A candidata do Bloco de Esquerda apelou à abolição das portagens na A25 e criticou ainda a candidatura PS-PAN que num questionário respondeu que considera “importante” a “tarifação da entrada nas áreas urbanas”.

“As portagens na A25 são um erro. Trazem mais carros para Cacia. Esses carros deveriam estar na autoestrada e não no meio de áreas urbanas. E lamentamos que a candidatura PS-PAN não só elogie estas portagens como eventualmente esteja disponível para colocar mais portagens à volta de Aveiro”.