Aveiro: Autarquia recusa moratória de pagamentos ao FAM.

2020-06-04 22:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Perante a possibilidade de ganhar uma moratória nos pagamentos ao Fundo de Apoio Municipal, a Câmara de Aveiro terá recusado a possibilidade.

Ao rejeitar atrasar os pagamentos de amortizações e juros do empréstimo FAM, a autarquia diz manter o cumprimento do plano de pagamento do empréstimo acordado com o FAM e definido no Programa de Ajustamento Municipal (PAM).

Defende que as condições financeiras permitem aguentar o impacto da Covid 19 e apoiar as familias.

No que respeita aos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, de acordo com o definido na “Ação 8” do Programa de Ação de Apoio, o Executivo Municipal deliberou ratificar os despachos do Presidente CMA de apoio económico a mais 19 famílias residentes em Aveiro, correspondendo 57 Cidadãos ajudados.

A decisão, referente ao mês de maio, pode ser renovada em qualquer um dos casos por mais um ou dois meses.

“Recordamos que para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que foi duplicado no seu valor orçamentado, fixando-o nos 100.000€. Estes apoios suplementares ao normal, são apenas atribuídos a indivíduos ou famílias no âmbito do impacto nas despesas e/ou nos rendimentos resultante da “Crise Covid-19”, tendo sido já apoiadas um total de 26 famílias e 79 cidadãos”.