Aveiro: Autarquia assume mecenato com a Fundação Eça de Queiroz.

2018-11-30 09:48

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou a adesão à Fundação Eça de Queiroz, na qualidade de mecenas, e aprovou a comparticipação no valor de 5 mil euros, para o ano de 2019.

É convicção da autarquia que a adesão da CMA a esta instituição vai permitir aumentar a “afirmação de Aveiro nos circuitos nacionais de literatura” e dar continuidade ao investimento na Cultura através dos Museus de Aveiro, Biblioteca e Arquivo, “incluindo ações sobre a vida e obra de Eça de Queirós”.

O Município irá ter o seu nome inscrito no quadro de Mecenas, à entrada da Casa de Tormes – sede da fundação – e receberá um Diploma de Mecenas e um medalhão de Eça de Queiroz, entre outros benefícios.

O município mantém a fachada da casa do avô de Eça, em Verdemilho, mas tem sido criticado por não explorar mais essa valência queirosiana com coleções e uma dimensão museológica da casa.

A casa onde Eça de Queirós passou parte da infância com os avós está localizada em Verdemilho, Aveiro, e por acordo com os proprietários do terreno, na área contígua, foi criado um posto de combustíveis.

Da casa resta a fachada, em mau estado, e a autarquia tem salientado como aposta a criação de um roteiro queirosiano.