Aveiro: Autarquia assume interesse no edifício da Homem Cristo para futuro dos serviços municipais.

2021-05-13 09:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves assume que a construção de uma nova escola que substitua as atuais instalações da Homem Cristo e a adaptação do atual edifício para serviços camarários é uma aposta que pretende desenvolver.

O autarca aproveitou o feriado municipal para assumir esse desígnio.

Agradeceu as bandeiras colocadas pelo agrupamento na praça da república em dia feriado e disse que a mudança de paradigma deve sr assumida sem medo.

Honrar o passado é dar uso ao edifício mas honrar a educação é dar novas condições a alunos, professores e funcionários (com áudio).

“Quero agradecer ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro, a homenagem ao Nosso Município de Aveiro pela colocação de Bandeiras com o Brasão que hoje daqui honramos, recebendo essa energia da aposta em darmos uma vida nova àquele edifício onde queremos instalar os Serviços da Câmara Municipal de Aveiro, integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, e dando um edifício novo ao Ministério da Educação para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto”.

Esta é uma ideia que já tinha surgido no decorrer do primeiro mandato de Ribau Esteves e que gerou reações adversas sobretudo de quem tem uma ligação mais forte ao estabelecimento e que gostaria de o ver continuar como espaço escolar honrando a tradição de ter sido o primeiro edifício construído em Portugal para Liceu, inaugurado em 1860.

Ressurgiu esta quarta, dia 12 de Maio, no discurso do Feriado Municipal, com a declaração de interesses da autarquia a não deixar margem para dúvidas.

A Câmara quer recuperar o edifício para ali instalar os serviços da autarquia que estão no Centro de Congressos.

Carlos Magalhães, antigo diretor de agrupamento de Escolas de Aveiro, homenageado no feriado, pela carreira no ensino, disse que esta referência à escola deve ser encarada sem sobressalto.

Não deixou passar em claro essa referência de Ribau Esteves e apelou a um diálogo sem dogmas (com áudio)