Aveiro: Autarquia aprova versão final do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

2021-08-09 13:45

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou a versão final do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Há alterações pontuais depois de terem sido analisadas propostas apresentadas pelas entidades que decidiram participar no processo de consulta pública que decorreu de 02 a 30 de julho.

Face aos cenários das alterações climáticas, com ocorrência de fenómenos extremos com cada vez maior frequência e intensidade, áreas urbanas e territórios rurais, florestais e com outras ocupações, têm de adotar mecanismos de adaptação que promovam a resiliência dos seus territórios e segurança das suas populações.

Segundo nota da autarquia, o PMAAC constitui-se como um instrumento de gestão do território de “relevante importância”, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação às alterações climáticas.

“Este é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas”.