Aveiro: Autarquia anuncia investimento privado em habitação a custos controlados.

2021-05-12 12:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da Câmara de Aveiro reservou para o Feriado Municipal o anúncio de um investimento privado, a ser apresentado a 24 de Maio, sobre 'habitação a custos controlados'.

Ribau Esteves anuncia a apresentação de um “grande investimento privado”, uma “urbanização de quase 300 fogos em regime de habitação a custos controlados”.

No momento em que o debate político em Aveiro centra atenções na habitação, o autarca promete novidades neste setor (com áudio).

A presença no Centro de Congressos foi encarada como "especial" em tempo de pandemia. “A comemoração tem sabor especial porque desde a última vez, há dois anos, não nos encontramos nos Paços do Concelho. Temos regras a cumprir e isso obriga a estar num espaço maior”.

O autarca aproveitou o Feriado e a colocação de bandeiras na Escola Homem Cristo na Praça do Município para reafirmar interesse naquele edifício. “Agradeço a homenagem do agrupamento de escolas ao Dia do Município. Queremos integrar os serviços da autarquia naquele edifício e criar uma escola com todas as condições que a modernidade exige”, vincou o autarca.

Na mesma linha, voltou a reclamar decisões do Governo quanto a património sem uso no município. “Queremos prosseguir a luta contra a degradação do património (antiga lota, antigo centro de saúde mental e antigo Colégio Alberto Souto). Queremos que sejam entregues à Câmara de Aveiro para os colocarmos ao serviço dos cidadãos”, sublinhou.

No combate à Pandemia o autarca destacou o trabalho em rede. “A Covid foi uma nova frente aberta em Março de 2020. Para aí dirigimos todos os recursos disponíveis sempre em parceria com instituições públicas de privadas. Batemos todos os recordes nos contributos na área social. Precisamos dessa rede para as competências que vamos receber em 2022”.

Sem ter ainda apresentado a recandidatura, o autarca de Aveiro passou em revista os dois mandatos e destacou a recuperação financeira da autarquia (com áudio).

“Fantástica recuperação instalando a prática de uma Câmara cumpridora. E investimentos por todo o município que valem 100 milhões de euros. Agradeço a compreensão. Felizes os incomodados pelas obras. Fica uma Câmara recuperada e competente e com plena autonomia. Agradecimento a todos os homenageados. Reconhecemos os contributos para a valorização da nossa terra”.

Luís Souto, Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, destacou as ambições dos jovens, a criação de respostas a essas inquietações. “O que preocupa os jovens? Alterações climáticas, transportes, direitos animais, mais oportunidades para a prática desportiva e uma significativa preocupação com a violência nas relações. Estão em linha com as linhas estratégicas da UE. Temos exemplos de que os investimentos vão ao encontro dos jovens. Estamos atentos a esta agenda. Esta agenda não é de esquerda ou de direita. No imediato as grandes preocupações residem na recuperação no período pós pandemia. A palavra em Aveiro é inovação”.

Souto agradeceu a entrega da comunidade e distinguiu os homenageados como exemplos a seguir. “As personalidades homenageadas têm em comum a atitude de permanente inquietacão, ao serviço da comunidade ou criatividade. É assim que podemos enfrentar o futuro com renovada confiança”.

Isménia Franco, Carlos Alberto Lacerda Pais, Antero Marques dos Santos (a título póstumo), Carlos Magalhães, Fatinha Ramos e Susana Sargento foram os distinguidos na sessão solene.

Lacerda Pais falou em nome dos homenageados para agradecer o apoio em tempo de pandemia. “Todos os que estiveram connosco, com a autarquia à cabeça, não nos deixaram sozinhos. Estamos em Maio e não sabemos o que se vai passar em 2021. As comparticipações do Estado andam nos 38%. O 2020 foi um fiasco, o PRR dá 5% ao social e conta que o próximo quadro de apoio vai pelo mesmo caminho”.

 

Disponível áudio com os homenageados ou seus representantes na cerimónia realizada esta manhã. (com áudio)