Aveiro: Aprovada transmissão online de Assembleias Municipais.

2020-07-04 11:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro vai passar a ter assembleias e reuniões de Câmara com transmissão online.

Depois de anos de “resistência” às recomendações feitas sobretudo de partidos de Esquerda, a maioria dos deputados decidiu aprovar a medida.

A pandemia acaba por dar o “empurrão” decisivo às transmissões a que faltam, agora, autorizações, enquadramento legal e meios técnicos para avançar.

Medida aprovada em Assembleia Municipal de Aveiro a partir de uma proposta de recomendação do PS e do Bloco de Esquerda para a transmissão e arquivo vídeo das reuniões daquele órgão autárquico.

No mês de Junho, o PS já tinha assumido a iniciativa, submetida pelo vogal Pires da Rosa junto da Mesa da Assembleia, justificada pela “necessidade premente para o exercício das boas práticas democráticas, a promoção da aproximação entre os eleitores e os eleitos” em função da adaptação às “limitações de circulação” decorrentes do estado pandémico.

Encontra vantagens ao nível da maximização dos equipamentos nas tranmissões de outros eventos no edifício da antiga capitania e o aproveitamento das plataformas institucionais digitais do Município.

Essa proposta surgiu na agenda de Julho, a par da recomendação do BE e do encontro de propostas surgiu um texto conjunto que mereceu aprovação da maioria, com abstenção do PCP.

Para o PS esta é, também, uma forma de “garantir a transparência do exercício e das intervenções da Assembleia Municipal de Aveiro”.

“A transmissão vídeo é mais um elemento de segurança e é essencial para garantir a transparência do exercício e das intervenções da Assembleia Municipal de Aveiro”, refere o BE.

Ribau Esteves diz que será necessário investir cerca de 30 mil euros em meios para assegurar as transmissões. Em nome de uma nova realidade na vida política em Portugal (com áudio)