Autárquicas: Eduardo Conde diz que é chegado o momento de equilibrar potencial turístico e qualidade de vida dos residentes nas praias. .

2021-09-10 08:24

Categoria: 

Concelho: 

Eduardo Conde defende a redefinição da circulação viária nas praias do Município de Ílhavo.

O tráfego e a qualidade de vida entram na pré-campanha e o candidato do PS quer assumir um tempo de mudança com "travagem" ao excesso de viaturas.

A criação de corredores específicos para transporte público e veículos de emergência, a garantia de estacionamento para residentes e bolsas de estacionamento para visitantes ocasionais e o reforço dos acessos com recurso a transporte público estão entre as propostas avançadas pela candidatura socialista como forma de “garantir o equilíbrio entre o seu potencial turístico e económico e a qualidade de vida dos residentes”.

O PS diz que a pressão normais em zonas balneares no campo da mobilidade, da segurança e da sazonalidade comercial, devem merecer “medidas autárquicas específicas”.

Defende a organização de áreas de estacionamento destinado a visitantes, dentro e fora dos territórios das praias, atendendo à sazonalidade de utilização, conjugado com a alocação de vagas específicas para residentes e criação de soluções de transporte público que substituam a utilização do automóvel por parte dos visitantes.

A criação de um corredor dedicado a veículos de emergência e autocarros, na Praia da Barra, é considerada como fundamental para assegurar, em simultâneo, “condições de mobilidade” e o “sossego dos residentes das praias”.

Conde acredita que é possível retirar alguma pressão das praias com recurso a travessias marítimas e criação de praias fluviais que garantam alternativas no acesso à água.

Quanto ao comércio defende o estudo de alterações regulamentares que permitam a avaliação da diferenciação de taxas municipais para comerciantes cujos negócios apresentem disparidades sazonais de faturação que possam colocar em risco a sustentabilidade da atividade.