Autárquicas: CDU de Ílhavo quer agenda ambiental para fomentar “democratização do acesso à Natureza".

2021-08-25 15:31

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura da CDU em Ílhavo pede cuidados especiais com o ambiente e define a área ambiental como uma das grandes prioridades dos próximos anos na gestão autárquica.

A conclusão da rede de saneamento básico, o desenvolvimento de uma rede de mobilidade sustentável, requalificação urbana, a política de recursos hídricos que garanta o regresso à gestão pública, monitorizações da qualidade da água com divulgação em plataforma online pública, a promoção da reciclagem e reutilização de materiais e o aumento da eficiência energética são apostas da candidatura.

A reabilitação do tecido urbano e em particular no parque edificado municipal, a qualidade do ar (interior/exterior) e a defesa do património arbóreo completam agenda da CDU para o ambiente.

“Além disto a CDU propõe o levantamento das espécies arbóreas de interesse municipal, promovendo a sua protecção e disponibilização gratuita de exemplares, através de um viveiro florestal e uma bolsa de sementes municipais, ou em parceria com viveiros existentes”.

Outros dos temas é o uso de herbicidas no espaço público.

“A questão da utilização do glifosato e outros fitofármacos suscita, igualmente, sérias preocupações, pelo que é importante procurar alternativas que descartem o seu uso e que se apresentem como sustentáveis e não prejudiciais ao ser humano e meio ambiente”.

A CDU entende que os cuidados ambientais fazem parte de uma estratégia para a “democratização do acesso à Natureza e do seu usufruto”.