"As autarquias são, em parte, culpadas daquilo que está a acontecer na ERSUC" - STAL.

2020-01-27 10:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os 400 trabalhadores ao serviço da ERSUC já iniciaram a greve de dois dias e o STAL afirma que a adesão é quase total.

A empresa presta serviços a 36 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria e no caso de Aveiro é responsável pelo processamento de lixos na Unidade de Tratamento Mecânico Biológico (UMTB) em Eirol.

A presença de famílias à entrada das instalações da empresa, em Eirol, junto dos trabalhadores, é um sinal de unidade que o sindicato que deixar vincado.

Culpa as autarquias por aquilo que diz ser a degradação nas condições de trabalho e lembra que a venda de participações abre caminho a essa degradação porque “os privados dão prioridade ao lucro”.

João Claro, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração local, acompanhou o arranque da greve à meia noite e esteve, esta manhã, na UMTB, deixando aviso às autarquias para que percebam os efeitos negativos da venda de participações sociais (com áudio)

Os trabalhadores estão em greve pelo aumento geral dos salários, exigem o respeito pelas estruturas representativas dos trabalhadores e do direito constitucional à contratação coletiva, o direito à carreira profissional e por melhores condições de vida e de trabalho.

O serviço de tratamento de resíduos irá retomar o seu curso normal no dia 29 de janeiro, quarta-feira.