Autarquia prepara arranque da construção de terceiro parque urbano em Sever do Vouga.

2021-04-09 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Assinado o auto de consignação da Requalificação da frente ribeirinha da Ribeira de Pessegueiro, em Sever do Vouga.

O projeto faz parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana.

Trata-se da construção do terceiro parque, incluído no Grande Parque Urbano da Vila, cujo primeiro denominado Parque da Vila foi inaugurado em Julho de 2005 e o segundo, denominado Parque Interidades, geriátrico e radical concluído em Outubro de 2015.

As linhas gerais de conceção para este espaço estão relacionadas com o enquadramento e integração paisagística de uma linha-de-água (Ribeira de Pessegueiro) com enorme potencial para a criação de um espaço verde de recreio e lazer, que dinamize o centro urbano de Sever do Vouga.

Tendo em conta as características da área de intervenção pretende-se que o atual projeto de requalificação compatibilize o enquadramento e integração da linha-de-água com a componente de um espaço verde de fruição, estar e de lazer, onde o conforto humano, funcionalidade e contacto com a natureza estejam amplamente ligadas.

A área de intervenção dispõe aproximadamente de uma área total de 15000 metros quadrados.

A frente ribeirinha será alvo de requalificação das margens, através da limpeza e consolidação de margens com a plantação de vegetação arbórea ripícola e criação de espaços de fruição ao longo de toda a linha-a-água entre outras intervenções.

Com o objetivo de valorizar e potenciar o espaço exterior, propõe-se também um percurso que permitirá aos utilizadores o pleno contacto com a natureza.

O empreiteiro que ganhou o concurso foi a ASO, de Sever do Vouga, com um valor global de 299 mil euros e com um prazo de execução de 180 dias, estando a data de conclusão prevista para o final de setembro do corrente ano.