Autarquia adjudica obras de reabilitação na ordem dos 800 mil euros na Barra e no centro da cidade de Ílhavo.

2022-05-09 10:38

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal aprovou na passada quinta-feira, dia 5, os projetos de requalificação da Rua das Cancelas (2.ª fase) e de arranjos urbanísticos em alguns passeios da Praia da Barra (na foto), tendo como objetivo garantir a melhoria das acessibilidades nos espaços públicos de circulação e mobilidade.

O projeto de requalificação da Rua das Cancelas respeita ao troço compreendido entre o entroncamento com Rua Domingos Ferreira Pinto Basto (EN 109) e o entroncamento com a Rua Arcebispo Pereira Bilhano, correspondendo a uma área de intervenção de aproximadamente 14.200 m2 e uma extensão de aproximadamente 1 Km.

A intervenção neste local visa reorganizar a circulação de peões com a construção de passeios e assegurar condições de segurança nas travessias das faixas de rodagem, através da localização de passadeiras em locais adequados, bem como preceder à pavimentação geral do arruamento.

Este projeto, aprovado pelo valor de 351.500 euros, surge após as obras de substituição da rede de saneamento, unitária, que se encontrava em mau estado de conservação, por novas redes de drenagem de águas residuais e pluviais em regime de sistema separativo

O projeto de requalificação e construção de passeios em alguns arruamentos na Praia da Barra (3.ª fase), em especial na definição da salvaguarda da circulação pedonal, irá ocorrer na Rua da Praia – Tramo Sul, Rua do Pocinho, Rua dos Emigrantes, Rua de Ílhavo, Avenida Vasco da Gama – Troço II e Rua das Ostras.

Trata-se essencialmente de uma requalificação de passeios, alguns já definidos e a remodelar, bem como outros de nova construção, de forma a dar continuidade funcional ao conjunto da malha urbana que lhe está associada.

O projeto foi aprovado pelo valor de 406.600 euros.

Ambos os projetos serão objeto de candidatura no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência - Acessibilidades 360.º - Programa de Intervenção nas Vias Públicas, que visa a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público.