Autarcas insistem na urgência do investimento na ferrovia nacional.

2018-08-29 07:56

Categoria: 

Concelho: 

São cada vez mais as vozes que exigem investimento na ferrovia em Portugal e, em Ovar, a autarquia diz que é ver para crer quanto à modernização da estação ou da linha do norte no percurso entre Ovar e Espinho.

Salvador Malheiro assume que ao fim de tantos anos de conversas, ideias e projetos "falta uma aposta consistente" na ferrovia e admite que ao ouvir falar de investimentos para 2020 teme que seja "uma jogada eleitoral a pensar nas legislativas".

Autarcas de Norte a Sul do país estão a reclamar investimento no setor como forma de preparar o país para uma mobilidade mais sustentável.

Emídio Sousa, autarca da Feira, e Jorge Sequeira, autarca de São João da Madeira, defendem a importância da requalificação da Linha do Vouga e a sua articulação com a linha do Norte ou a rede metropolitana do Porto.

O mesmo acontece com Aveiro e Águeda a propósito desta ligação entre dois pólos industriais e universitários.

Numa perspetiva mais abrangente, autarcas e associações empresariais reclamam investimento “a sério” na ligação Aveiro – Viseu – Guarda – Salamanca.

O Governo aposta na reabilitação da antiga linha da Beira Alta mas Ribau Esteves (Aveiro) e Almeida Henriques (Viseu) defendem um nova linha como investimento “verdadeiramente estruturante” na alavancagem das exportações.

Os recentes problemas na CP trouxeram à luz do dia uma realidade que não poupa sequer o principal eixo ferroviário do País entre Lisboa e Porto e os mais conhecedores da realidade do setor dos transportes falam do preço por anos e anos de falta de investimento na ferrovia.