Assembleia Municipal de Aveiro homenageou vítimas dos incêndios. Ribau Esteves falou em 'corta-fogos' para evitar incêndios devastadores e fala em falta de investimento na defesa do litoral.

2017-06-24 00:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal de Aveiro (AMA) aprovou esta noite um voto de pesar, por unanimidade, na sequência da “tragédia” causada pelo incêndio florestal de Pedrógão Grande, no passado dia 17 de Junho.

A AMA prestou homenagem às vitimas do “pavoroso incêndio”.

Todos os presentes na sessão desta noite fizeram um minuto de silêncio de homenagem sentida e foram convidados a doar a 'senha de presença' aos Bombeiros de Aveiro, de forma voluntária. As duas corporações da cidade estiveram na frente de combate ao fogo.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara, defende que a “solução certa” para “diminuir o drama”, passaria pela aposta em “medidas estruturais na floresta”, com a construção de corta-fogos. “É preciso ter a coragem de dizer a um conjunto de proprietários que, podem usar um fundo de compensação financeira, por não produzirem por se fazerem corta-fogos nas suas propriedades, como acontece com os pescadores quando não pescam”, referiu. Tem havido investimento em Quartéis de Bombeiros e em viaturas de combate a incêndios mas “a solução não está aí (…) esses investimentos são necessários mas a solução passa pela aplicação de medidas sérias na floresta. Os incêndios teriam um espaço de contenção (corta-fogo) que circunscreveria o incêndio. Essa é a solução, já inventada há muitos anos”.

O autarca fez, ainda, questão de perguntar que investimentos foram feitos para a defesa da costa, nos últimos tempos. “Há dois anos tivemos um 'inverno de mar' gravíssimo. Os dois últimos foram meiguinhos (…) estamos preparados para um inverno violento? Não (…) Que investimentos foram feitos para proteger o litoral a sério? Nenhuns”. (com áudio)