Aradas. Freguesia vai dar formação ciclável a crianças do pré-escolar.

2021-05-28 10:48

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de Aradas inicia a 1 de Junho um projeto destinado a realizar atividade de mobilidade sustentável com crianças do pré-escolar.

Esta atividade será desenvolvida no Largo Acácio Rosa e abrangerá 257 crianças do ensino pré-escolar público e privado.

A autarquia adquire mais de 40 bicicletas e capacetes que serão repartidos entre todos os estabelecimentos de ensino da freguesia, além dos 5 Kits BOX PréPOP que apoiarão as atividades a desenvolver dentro e fora dos recintos escolares.

São dados do arranque mas a Junta de Freguesia assume a intenção de alargar o projeto a todas as crianças do ensino básico da Freguesia nos próximos anos.

“Esta aposta da Junta de Freguesia de Aradas no uso da bicicleta torna-nos a Junta de Freguesia Portuguesa com maior rácio de bicicletas disponibilizadas por número de alunos do ensino público, com uma bicicleta por cada 4 crianças do pré-escolar”, refere o executivo de Catarina Barreto em defesa de um projeto que pretende “aumentar a sensibilidade, a compreensão das crianças e a necessidade de adotar práticas ambientalmente sustentáveis”.

As abordagens pedagógicas assentam em metodologias colaborativas, com ênfase na experimentação e na promoção da aprendizagem por via da interação, do exemplo, do jogo e do lúdico.

Serão promovidas ações capazes de aumentar a destreza e capacidades motoras das crianças no uso da bicicleta, desenvolver as suas capacidades criativas para reciclar e reutilizar, educação para o respeito por todos, condutores, peões e utilizadores de qualquer meio de transporte e estimulá-los para a adoção de práticas amigas do ambiente e comportamentos cívicos adequados.

Desenvolvido pela agência NunoZamaro Indústrias e apoiado pela Associação Patrulheiros, este projeto contará ainda com formações presenciais e upgrades online para todos os estabelecimentos de ensino envolvidos.

No dia 1 de Junho, Dia da Criança, será desenvolvida uma atividade lúdica com música, dança e figurantes nas Escolas Básicas da Freguesia.