"Aproximam-se três grandes eventos que nos enchem de gente, chamam turistas e dão alegria e vida ao concelho” - Marcos Ré.

2016-07-14 12:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O festival do Bacalhau vai criar espaço para a apresentação de um país relacionado com a pesca do bacalhau. A Islândia é o país convidado para mostrar a cidade de Grindavik e Ílhavo mostrar o seu potencial turístico e económico aos islandeses. O espaço de país convidado surge como novidade no Festival do Bacalhau que terá edição entre 17 e 21 de Agosto.

Durante cinco dias, o festival promove o bacalhau mas também os valores e as marcas culturais do Município com exposições, visitas, showcookings, workshops, concursos para as melhores receitas, mostras de artesanato, concertos, encontro de “pasteleiras”, aulas de fitness, canoagem, mini-maratona e caminhada.

Paulo Costa, o vereador da Câmara de Ílhavo que tutela a organização, destaca a presença de um país convidado como a novidade na edição deste ano (com áudio).

Agosto promete um mês de eventos com capacidade para atrair milhares de pessoas ao Município. O Festival do Marisco instala-se na Costa Nova, de 4 a 7 de Agosto numa organização do Illiabum e da Câmara de Ílhavo. Na mesma altura, de 5 a 8 de Agosto, o Porto de Aveiro, acolhe os grandes veleiros no Ílhavo Sea Festival, seguindo-se de 17 a 21 o Festival do Bacalhau.

“Esta é a nossa 3ª edição do Sea festival. Começamos em 2008 com a regata que terminou no Funchal, em 2012 tivemos este festival neste modelo e por isso está tudo oleado. Temos muitos veleiros inscritos de vários pontos da Europa e de outros pontos do globo. É uma aposta que vai resultar bem na promoção de um espaço privilegiado na cultura do mar”.

Marcos Ré, presidente em exercício, destaca o papel do turismo no futuro do Município realçando os eventos de Agosto como âncora nesse trajeto. “Especialmente na parte turística. Aproximam-se três grandes eventos que nos enchem de gente, chamam turistas e dão alegria e vida ao concelho”.