Aniversário da Cidade de Ílhavo assinalado com inauguração da obra de requalificação da Frente Ria, na Gafanha de Aquém. Fernando Caçoilo e João Campolargo com elogios mútuos.

2021-07-13 15:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A celebração do 31.º aniversário da elevação de Ílhavo a cidade ficou marcada pela inauguração da obra de requalificação da frente ribeirinha na Gafanha de Aquém e pelo encontro de dois autarcas que partilharam 8 anos de trabalho conjunto e que em Setembro são candidatos à presidência da Câmara de Ílhavo.

Fernando Caçoilo e João Campolargo estiveram reunidos pela última vez na celebração de um aniversário da elevação a cidade.

Fizeram uma 'leitura' positiva desses 8 anos de trabalho conjunto. Nem sempre de acordo mas com capacidade para executar projetos de interesse público.

O Presidente da Junta faz um balanço "muito positivo" ao trabalho desenvolvido e diz que a descentralização foi um dos principais elementos a orientar essa relação política. (com áudio)

Trabalho conjunto imposto pela Lei que foi permitindo a descentralização de competências.

Os autarcas realçaram essa relação e dão uma nota positiva sem deixar margem para grandes divergências. E nem as eleições autárquicas representam qualquer tipo de fratura.

Fernando Caçoilo diz que o verdadeiro balanço vai ser feito pelos munícipes no dia 26 de Setembro, no acto eleitoral. (com áudio)

Com um investimento de 104 mil euros a requalificação, deste espaço urbano da Gafanha de Aquém, contemplou a construção de um percurso pedonal marginal à ria na zona do enrocamento, a definição de pequenas manchas verdes em espaços sobrantes, a criação duma zona de ocupação de lazer pública de utilização ocasional múltipla, dotada de equipamentos urbanos, a implementação de placas de estacionamento adjacentes e, ainda, a iluminação pública ao longo da linha de água.

Esta intervenção teve como objetivo principal a valorização do espaço da frente ria, enquadrada igualmente com a construção, em curso, da ciclovia entre a Gafanha de Aquém e Av. dos Bacalhoeiros, junto do nó de acesso à A25, na Gafanha da Nazaré (PAMUS 2).

Este investimento de 263 mil euros enquadra-se no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Ílhavo.

Na cerimónia de inauguração da renovada Frente Ribeirinha, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destacou "o valor global do investimento realizado, neste mandato, na Gafanha de Aquém e que ultrapassou os 4 milhões de euros, com especial enfoque no Centro Escolar da Gafanha de Aquém (1.152.331,00 euros); na Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais (1.792.168,00 euros); na Área de Acolhimento Empresarial (484.626,00 euros); do Corredor Ciclável (PAMUS 1) entre o centro de Ílhavo e a Zona Industrial da Mota (224.720,00 euros)".