Anadia participou no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

2019-11-04 16:17

Categoria: 

Concelho: 

Anadia marcou presença, no passado dia 1 de novembro, no 39º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, como Município convidado, onde teve a oportunidade de dar a conhecer, aos milhares de visitantes, o que de melhor se faz no concelho, em termos gastronómicos e turísticos.

O vereador da Câmara Municipal, Ricardo Manão, faz um balanço “bastante positivo” da presença de Anadia no certame, sublinhando que, das pessoas que passaram pelo stand municipal, “houve um feed-back muito interessante”, tendo ainda considerado que “o concelho esteve muito bem representado a vários níveis, conseguindo-se divulgar e promover os principais ícones e iguarias do nosso Município”. “Foi uma grande montra para os nossos produtos”, acrescentou ainda.

O tema do certame deste ano era “A Vinha e o Vinho” e foi, nesse âmbito que Anadia, como Capital do Espumante, foi convidada para, durante um dia, se dar a conhecer nas diferentes vertentes, desde a gastronomia ao turismo.

O Município esteve em destaque em três espaços. Um primeiro, com um stand mais Institucional sob o slogan “Anadia Terra de Paixões”, onde foi feita a promoção das ofertas turística, termal, desportiva e enogastronómica.

Um segundo espaço, junto ao palco principal, com duas barraquinhas onde os visitantes poderiam adquirir Espumantes Baga Bairrada, bem como alguns doces tradicionais como os “Fanecos” e os “Amores da Curia”, confecionados pela Padaria dos Olivais e os “Bairradinos” pela pastelaria “Pão de Deus”.

Um terceiro momento mais dedicado à degustação de algumas iguarias bairradinas. Pela hora de almoço, a Nova Casa dos Leitões apresentou o Leitão assado à Bairrada, cabidela e iscas de cebolada, podendo ainda ser apreciadas as sobremesas Aletria do Mugasa e a Barriga de Freira da Dona Generosa.

A meio da tarde, a Escola Profissional de Anadia deu a conhecer três pratos, um de peixe, outro de carne e uma sobremesa, todos confecionados com produtos locais ligados ao vinho e à vinha.

Ao início da noite, foi a vez da Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha apresentar as suas principais iguarias, os rojões e a bôla de rojões.

A presença do Município de Anadia ficou também marcada, em termos de animação, com a participação, no palco principal, do grupo Incantus, de Avelãs de Cima, dos GroovArt, de São Lourenço do Bairro, e do grupo de Bombos “Bate Forte”, de Vilarinho do Bairro, estes últimos grupos realizaram ainda animação volante para gáudio dos muitos presentes.

Foi desta forma que Anadia deu a conhecer, aos muitos visitantes do Festival de Gastronomia de Santarém, as suas iguarias, bem como as suas potencialidades no que respeita ao turismo termal, desportivo e enogastronómico.