Anadia diz que tratamento à água está a resultar. Seca obriga a captações em profundidade com consequências na qualidade.

2022-08-30 07:25

Categoria: 

Concelho: 

Os efeitos da seca já se fazem sentir na rede de abastecimento de água em Anadia que está a monitorizar a qualidade da água uma vez que as captações estão a ser feitas a um nível mais profundo com consequências na qualidade.

Há uma semana ouviram-se queixas a propósito do sabor e do odor.

A autarquia ajustou o tratamento e apertou as análises.

Os resultados das últimas análises à água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia, efetuadas na sexta-feira (26 de agosto), indicam que todos os parâmetros avaliados estão próximos dos valores de referência.

Ainda assim, por precaução, ontem de manhã, foram novamente realizadas análises à água da rede pública, estando o Município de Anadia a aguardar os respetivos resultados.

A seca tem vindo a provocar sobressaltos.

Devido ao reforço do tratamento da água efetuado nos últimos dias e também à captação de água a uma profundidade maior – situação provocada pelos baixos níveis que os depósitos municipais alcançaram – a água poderá apresentar um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor.

A autarquia chegou mesmo a alertar a população para a importância da fervura da água para consumo.

Recorde-se que a qualidade da água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia é controlada através de um plano de análises apresentado à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que é efetuado através de laboratório acreditado, com acompanhamento da Autoridade de Saúde.

Em caso de deteção de valores anormais, são efetuadas análises adicionais ainda mais rigorosas, sendo posteriormente aplicado o devido tratamento.

A autarquia apela a um consumo de água mais racional, sem exageros nem desperdícios.