Anadia: Carlos Borrego no encerramento das “Conferências de Outono”.

2022-11-18 07:43

Categoria: 

Concelho: 

Anadia encerra o ciclo de “Conferências de Outono” com o debate em torno da “Economia circular e a descarbonização”.

Os oradores são o ex-ministro do Ambiente, Carlos Borrego; a jurista e gestora Paula Policarpo e a engenheira Ana Maria Couras.

O debate será moderado por Luís Mira Amaral. À semelhança das restantes conferências, o evento terá lugar no Cineteatro Anadia, a partir das 9h30, com entrada gratuita.

No modelo da economia da reciclagem, começou-se a ter a preocupação de minimizar a poluição gerada e de reutilizar no processo produtivo uma parcela dos resíduos produzidos ou até dos produtos já usados chegando assim ao conceito de matérias primas secundárias utilizadas no processo produtivo.

No modelo de economia circular puxado pela evolução tecnológica e pelas pressões ambientais tenta-se ir mais longe e aplicar a velha máxima: na natureza nada se desperdiça tudo se transforma e recicla. Este modelo permite extraordinários ganhos de eficiência produtiva, utilizando em pleno as matérias primas secundárias e desacoplando o crescimento económico do consumo intensivo de matérias primas. Com ele surgem novos modelos de negócio para as empresas, novos padrões de consumo e novos conceitos logísticos como a logística inversa, levando os produtos utilizados dos centros de consumo para os centros de produção.

É um mundo novo, mais lean, mais eficiente, com produtores e consumidores mais conscientes e responsáveis.